Home » , , , , » Teorias da Conspiração - O que as empresas sabem de você?

Teorias da Conspiração - O que as empresas sabem de você?

Olá viajantes, todos prontos para mais uma viagem com essa pessoa louca que vos fala? Dessa vez, vamos explorar o mundo da informação, viajaremos por cabos de rede, fios de telefone, wi-fi, fibra óptica, satélite e qualquer outra coisa que realize comunicação digital. Então, meus digiescolhidos, peguem seus digivices, e vamos ao mundo digital!


Ai, ai... to até agora tentando entender o porquê de eu resolver falar disso, esse assunto é muito polêmico, e pode acabar dando merda, mas não estamos aqui pra pensar na vida, estamos aqui pra teorizar.

Primeiro de tudo, gente, o que eu vou expôr aqui são apenas os recursos que as empresas PODEM utilizar, não existe prova nenhuma de que elas realmente façam isso, Ok? Por isso, se trata apenas de uma teoria.

O assunto de hoje envolve muito os sistemas de armazenamento de dados e o que eles são capazes de guardar e filtrar, então como estudante da área de TI vou utilizar alguns termos técnicos, mas caso não saiba do que se trata vou deixar links de auxilio.

Então me diga, Até onde vai sua privacidade na internet? O que essas empresas sabem de você? O que está publicado e o que não está? Vamos tentar desvendar essas coisas hoje.

Introdução


Bem, eu me lembro de uma época de ouro (que infelizmente não volta mais), onde a internet era vigiada, mas impossível de ser controlada, você era apenas mais um na multidão e as empresas não conseguiam lidar com uma multidão tão grande. Acontece que hoje, as empresas sabem quem é cada um na multidão e utilizam isso a favor delas. Para entender melhor como as empresas fazem isso, precisamos entender, pelo menos um pouco, o Big Data.

Como armazenam e Quais são os dados que guardam de você?




Eu vejo muita gente que pensa que as empresas só guardam as informações que elas inserem no seu perfil, acontece que não. Inicialmente funcionava assim, redes sociais como o finado Orkut e o Facebook, apenas guardavam informações como, o nome que você colocou, as fotos que você colocou, enfim, apenas as informações que você dava diretamente para eles, mas o Big Data veio para mudar isso.

O Big Data, através do NoSQL, tornou possível armazenar não apenas informações comuns como nome, endereço, telefone, mas sim, todo tipo de informação que você possa imaginar. Como rastrear suas mensagens e descobrir se você falou bem ou mal de uma empresa específica, armazenar os locais que você passou, podem prever se você voltaria lá, guardar quanto você gastou em um dia, um mês, um ano, em quê tipo de coisa você mais gasta dinheiro, quantas fotos suas tem sorrisos, quantas pessoas tem nas suas fotos, é tudo mesmo... E outro grande poder do Big Data é que não importa a quantidade de dados, nem a velocidade com que eles chegam, ele consegue armazenar e tratar bilhões de informações simultâneas se preciso.

E com a popularização dos smartphones aí é que sua vida ficou exposta de vez, cada sensor do seu smartphone é uma fonte de dados, têm sensor que detecta movimento, então da pra saber se você está de carro por exemplo, GPS, sabem exatamente onde você está o tempo todo, câmera, sabem como é o seu rosto, contatos, sabem quem são as pessoas mais próximas de você, aplicativos, sabem o que você instala no seu celular. O Big Data possibilita saber isso tudo de cada pessoa.    

É claro que isso custa caro, e demanda computadores com processamento astronômico. Mas algumas empresas multibilionárias e governos, tem dinheiro suficiente pra isso, não é mesmo?

Como esses dados são utilizados



Um exemplo de uso massivo do Big Data foi o escândalo da NSA (National Security Agency ou Agência de Segurança Nacional) dos Estados Unidos, vocês lembram o que eles foram capazes de fazer? Eles analisaram e-mails, telefonemas e mensagens do mundo inteiro, filtraram os assuntos que mais interessavam pra eles, e assim eles sabiam o que cada país estava planejando fazer antes que fizessem.  

Mas e as empresas, o que elas armazenam? Pode crer, é muita coisa. Alguns amigos meus até sugerem que empresas como Facebook e Google vão virar bancos no futuro, pois elas vão saber de quanto dinheiro você precisa, antes de você pedir o empréstimo =D (óbvio que é só brincadeira). 

Falando sério agora, essas empresas podem guardar tudo sobre você, aqui tem as informações que o Facebook divulga que guarda de você, já é bastante coisa, mas como vimos, com o Big Data a coisa pode ir bem mais longe. Um amigo meu fez o backup do Facebook e lá tinham os contatos do celular dele, sendo que ele nunca registrou esses contatos, será que foi bug? Não sabemos, mas a pergunta que fica é: "O que será que o Facebook quer com seus contatos do celular?" 

Não é só o Facebook, a Google sabe cada uma das pesquisas que você fez, cada página que você visitou, e se você tem o Google Chrome, eles sabem seus sites preferidos, quantas horas você passa na internet, quanto você gasta com compras online, de qual site você compra mais, que tipo de produto você mais gosta, se usar Android, eles guardam um histórico de cada um dos lugares que você passou, podem saber onde você trabalha, com quem você fala. sobre o que você fala, pra quem você liga, e por ai vai. Obviamente eles alegam que você pode deletar e bloquear tudo isso, só que não da pra saber se eles realmente apagam ou se eles só estão escondendo de você.

E fora Facebook e Google, ainda temos Twitter, Microsoft, Apple, Amazon, Ebay, e várias outras.

Mas afinal, em que eles usam esses dados? E eu digo propagandas e tendências. Como assim? O Facebook pode dizer para uma empresa o que as pessoas estão dizendo dela, o Google pode dizer quantas pessoas passaram em frente, mas não entraram na loja, fora isso, essas empresas podem direcionar propagandas de acordo com o seu gosto. Analisando as páginas que você visita, as curtidas que você da no Facebook eles conseguem traçar que tipo de produto você é mais propenso à comprar, e isso vale ouro para as empresas. Mas e quanto as tendências? 

As tendências são basicamente para onde o mercado vai se dirigir, essas empresas são especialistas em descobrir isso, então se eles percebem que um determinado site está recebendo um número elevado de visitas, eles podem deduzir que aquele produto vai estar em alta daqui a algumas semanas, o valor de mercado para as informações das pessoas chega a ser inestimável. E isso da muito dinheiro.

Hoje em dia chegamos a tal ponto, que se você começar a pesquisar na internet sobre alguma coisa, enquanto o Facebook estiver aberto, as propagandas vão mudar para aquilo que você está procurando naquele momento. Mas o bizarro, é que meu... são milhões e milhões de pessoas... e eles tratam tudo isso em tempo real.

Conclusão


A quantidade de informações que circulam é extremamente gigantesca, mas hoje já existem ferramentas capazes de lidar com isso, então não adianta pensar que só porque você está na internet e tem milhões de usuários, que você vai passar despercebido, muito pelo contrário cada um na internet hoje em dia é devidamente rastreado, então, antes de fazer besteira na internet, pense duas vezes. Principalmente pedofilia, racismo e homofobia, tudo isso é crime e um comentário maldoso que você faça pensando que nunca vão te achar porque você criou uma conta falsa, bem se prepara, porque vão bater na sua casa rapidinho. Hoje em dia não adianta pensar que você tem privacidade na internet, tudo que você faz na internet tem que passar por servidores espalhados no mundo todo, e com tanta informação útil passando, os caras não vão desperdiçar. E se algum governo quiser informações sobre você é só emitir um mandado para a Google, que eles vão saber até a pornografia que você viu. Então galera, estejam conscientes que estão sendo observados 24 horas por dia.

E pra finalizar vou apenas relembrar, tudo que eu disse no começo... Praticamente tudo dito nesse post, são coisas que as empresas podem fazer, isso não quer dizer que elas façam, até onde sabemos as informações que as empresas guardam sobre nós, são devidamente publicadas no contrato de licença.

Então por hoje é isso, e até a próxima postagem o/
Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.