Home » , , , » Teorias da Física - Teletransporte é possível?

Teorias da Física - Teletransporte é possível?

Fala ae viajantes! Que tal se hoje viajarmos mais rápido que a luz?  Vamos viajar mais uma vez pelo universo da física, mas agora vamos sair das coisas grandes e ir para as partes pequenas, vamos explorar o mundo dos átomos e partículas!


Como sempre... Algumas observações... Novamente, eu não sou físico, então o que eu vou falar é apenas o que foi divulgado. Durante a teoria vou utilizar alguns conceitos de física quântica, eu sei que o nome dá medo, mas não se preocupem mesmo quem não entende nada de física, pode acompanhar, vou fazer o máximo para deixar o mais simples possível, e claro vou deixar links para leituras mais aprofundadas.

E ah, antes de começar, caso ainda não tenha visto, aqui no blog tem uma teoria sobre viagem no tempo, que faz um ótimo link com essa teoria aqui, mesmo não sendo diretamente ligadas, seria interessante dar uma olhada. Agora chega de blá blá blá e vamos para a teoria.

Introdução



Quem nunca quis ter o poder de se teletransportar que atire a primeira pedra. Como seria foda desaparecer de um lugar e aparecer em outro. A humanidade tem essa vontade há muito tempo e a televisão e os filmes só aumentam ainda mais esse fascínio. Imaginem você poder ir para qualquer lugar sem precisar pegar trânsito, ah... Sonho de consumo =D Mas então, como poderíamos tornar isso realidade? Antes de saber como isso seria possível, temos que saber pelo menos um pouco sobre o campo da física quântica.

Física Quântica



Como eu fiz com a teoria do tempo... Pensem em algo pequeno, e ai pensou em quê? Numa pedrinha? Num grão de areia? Ta muito longe. Então uma célula? um átomo? Chegou mais perto, porém a física quântica trabalha com coisas ainda menores, como os fótons e os elétrons, essas partículas são tão minúsculas que a física de Isaac Newton não funciona pra elas. Isso ai, mesmo prevendo o movimento de planetas, o movimento de uma bola ou o movimento de uma bala, a física de Newton não funciona no mundo quântico.

Esse mundo quântico é extremamente bizarro, coisas muito, muito estranhas acontecem nele. Por exemplo o experimento da fenda dupla. 


Nesse experimento o fóton age tanto como uma partícula, algo físico, como também pode agir como uma onda que seria algo não físico. Como essa experiência não é tão importante para a teoria não vou me aprofundar nela, caso queiram entender melhor assistam o vídeo abaixo.



Como podemos ver, coisas estranhas acontecem no mundo subatômico. Mas o grande problema da física quântica é que ela não é exata. Como assim? Ela é tão doida que tudo que você pode fazer é uma probabilidade do que pode acontecer. Isso é comumente explicado através do "Gato de Schrödinger", um experimento super interessante, recomendo darem uma olhada. Mas de qualquer forma, esse negócio de não ser exato gerava grande controversa entre os cientistas, por exemplo, Albert Einstein foi um dos críticos mais ferrenhos da física quântica, pois para Einstein tudo precisava ter lógica, e uma de suas grandes frases sobre esse assunto é "Deus não joga dados...", futuramente provaram que essas propriedades realmente existem, mas Einstein já não estava mais vivo, para presenciar. 

Mas o que tudo isso tem a ver com a teoria? Isso tudo foi apenas para dizer... "Quando se trata de física quântica as coisas param de fazer sentido.", então se você não entendeu nada do que foi dito ali, não têm problema, só essa frase importa, a parte de cima é o porquê dessa frase estar certa. Ah, mas agora vamos começar a ver a teoria de fato, e para isso vamos para a propriedade mais interessante das partículas subatômicas, o entrelaçamento quântico.

Entrelaçamento Quântico




O que é realmente importante para nossa teoria é uma propriedade das partículas chamada entrelaçamento quântico. Essa propriedade funciona basicamente assim: Uma partícula está ligada com a outra de uma forma que não conhecemos, sim, algumas coisas ainda são um mistério, principalmente quando se trata de física quântica, mas já somos capazes de causar esse entrelaçamento para algumas partículas. 

Quando uma dessas partículas muda, a outra também muda automaticamente, independente da distância, isso mesmo, não importa se tiver 5 mil anos luz de distância, vai mudar do mesmo jeito. Einstein chamou isso, de "Ação fantasmagórica à distância" e obviamente ele não acreditava nela, segundo Einstein a maior velocidade possível no universo é a velocidade da luz, então como uma partícula pode identificar que a outra mudou automaticamente e ainda por cima ser mais rápida que a luz? Elas precisam compartilhar informações e essa informação precisa chegar na outra partícula, mas por onde ela vai? Ninguém sabe. Tudo que se sabe é que acontece e já foi até demonstrado.

Vocês podem ver aqui, caso queiram.

Então, se existe algo instantâneo mais rápido que a luz, se bem controlado, pode ser usado para teletransporte, certo? Certo! E veremos isso agora.

O teletransporte


Primeira coisa, a única forma conhecida para realizar o teletransporte é através do entrelaçamento quântico. Segunda coisa, o entrelaçamento transporta informação, não matéria. Como assim?


Basicamente o que viaja é a informação. Se eu tenho um fóton aqui e outro na Lua, quando eu mudar o fóton daqui, vai mudar o fóton da Lua, mas o fóton original vai continuar aqui, saca? Ah, mas então como usar isso para teletransporte? Agora que o negócio fica interessante hi, hi. Pra você se teletransportar de um lugar para outro, você vai criar uma cópia de si mesmo. Uouu você ta doido? Sou meio louco mesmo, mas não, é assim mesmo que funciona. Você vai ser construído em outro lugar, mas seu eu original ainda vai existir e tudo que acontecer com a sua cópia vai acontecer com você. E isso pode acontecer? Ter dois de mim no mundo? É lógico que não! Então, pra coisa fazer sentido, eles vão enviar todas as informações de você para os novos átomos que vão se juntar e fazer um novo você, e o que acontece com o seu eu original? Ele morre, seu corpo original precisa ser desconstruído, e provavelmente os átomos que antes formavam você, vão ser utilizados para teletransportar outra pessoa.

Então é possível existir o teletransporte? Sim, é possível. Mas temos tecnologia pra isso? Não. Por mais que na teoria tudo pareça fácil e bonito, na prática a coisa é diferente, lidar com coisas tão ridiculamente minúsculas é extremamente difícil, e se por acaso qualquer parte das suas informações não chegar onde deve, você pode por exemplo ficar sem olho, ou perder o cérebro. O risco é muito alto, e com a tecnologia que temos atualmente, mal conseguimos teletransportar um átomo, que dirá uma pessoa.

Alguns cientistas já conseguiram realizar o teletransporte com partículas como o elétron, mas para ter certeza que daria certo eles prenderam o elétron dentro de um cristal de diamante sob temperatura super baixa, para poder ter algum controle sobre aquele elétron. Como tudo é muito pequeno, não da pra você apenas dizer pro elétron vire pra esquerda e ele vai fazer isso bonitinho. Controlar essas coisas é muito difícil. E se os caras precisaram de tudo isso pra controlar um elétron imaginem pra controlar bilhões de átomos, lembrando que cada átomo tem um monte de elétrons. Fonte [Hypescience].

Conclusão


Provavelmente não vamos estar vivos para ver a humanidade utilizando o teletransporte, mas acredito que daqui a pelo menos uns 100 ou 200 anos, já seja possível. O que talvez consigamos presenciar seja a internet instantânea, ao invés de viajar na velocidade da luz como a fibra óptica, imaginem uma internet por teletransporte, quando mudarem algo no servidor destino automaticamente muda na sua casa, sem download. Pois é, a física quântica pode até ser doida, mas se algum dia pudermos controlá-la vamos ser capazes de realizar praticamente milagres.

Bom galera, hoje eu acho que é isso, espero que tenham gostado e até a próxima postagem o/

Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.