Home » , , » Os Pais de Jon Snow - Lyanna e Rhaegar

Os Pais de Jon Snow - Lyanna e Rhaegar

Olá viajantes! Preparados para a viagem de hoje? Nessa teoria, seguiremos novamente pela incrível terra de Westeros, com seus castelos. reis e princesas. Então monte no seu dragão e prepare seu escudo, pois vamos viajar pelo mundo de Game of Thrones!



Acredito que essa teoria já seja conhecida por todos, porém estou trazendo ela para cá por um simples motivo, eu preciso dela para que outras teorias façam sentido. Já temos algumas teorias de Game of Thrones no blog caso se interessem



Acho que eu não preciso nem dizer que esse post está lotado de SPOILERS, e provavelmente vai ter spoilers de todos os livros, então se você ainda não leu, ou ainda não assistiu até o fim da série, pode parar por aqui.

Agora só mais 2 recados. Primeiro, esta teoria não foi feita por mim. Segundo, vou deixar links com detalhes sobre os personagens, caso não lembre de algum deles =D. Agora sim, vamos começar a teoria.

Introdução



O que significa L + R = J ? Significa, Lyanna Stark + Rhaegar Targaryen = Jon Snow. Ok, isso não faz o menor sentido, principalmente considerando que Rhaegar era casado com Elia Martell, e Lyanna já estava para casar com Robert Baratheon. Mas então, por que Lyanna estaria junto com Rhaegar e ainda por cima teve um filho dele? É o que veremos no decorrer desta teoria, mas claro, como sempre, precisamos entender a trama, não adianta contar a teoria sem saber o que existe por de trás dela, não é mesmo? =)

A História de Game of Thrones - O início



Vamos começar com uma pequena introdução sobre quem são Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark. Lembrando que nos links acima tem mais detalhes.

Rhaegar é filho de Aerys Targaryen, que posteriormente ficou conhecido como Rei Louco, era muito melancólico, um grande músico e um nobre cavaleiro. Se tornou muito respeitado durante sua vida.

Lyanna era irmã de Eddard Stark, o Ned, e filha de Rickard Stark. Durante a história, ela sempre foi mencionada como portadora de grande beleza com um temperamento forte, como o de Arya Stark.

Ok, agora sabemos um pouquinho dos dois protagonistas dessa teoria. Mas como tudo começou? Exatamente como a maioria das tretas na Idade Média, começou com os pais arrumando casamentos por interesse.

Aerys, o pai de Rhaegar, achou por bem casar seu filho com Elia Martell, a fim de criar uma aliança com Dorne, algo muito natural nos 7 reinos, mas vira e mexe, casamentos arranjados davam problema de alguma forma, porque as pessoas queriam escolher seus maridos e esposas. Mas de qualquer forma, Rhaegar casou com Elia e teve dois filhos Rhaenys e Aegon

Lyanna passou pela mesma situação, onde foi prometida à Robert, com a intenção de unir a casa Stark com os Baratheon. Só que ela não chegou a se casar.

Então tá. Rhaegar casado com Elia, Lyanna vai casar com o Robert, tudo certo então? Não! Algumas coisas demonstram que as coisas não estavam tão certas assim. E tudo começa no torneio de Harrenhal.

O torneio de Harrenhal



Esse torneio foi muito famoso, praticamente todas as famílias importantes dos 7 reinos estavam lá. E como em qualquer torneio, neste também havia a disputa de justas. Após vários combates, Rhaegar ganha o torneio, e como vencedor, ele tinha o direito de dar uma coroa de flores azuis para sua rainha do amor e da beleza, logicamente ele daria essa coroa para Elia, sua esposa, mas não, ele deu a coroa para Lyanna. 

"Ned lembrava-se do momento em que todos os risos tinham morrido, quando o Príncipe Rhaegar Targaryen fez o cavalo passar por sua esposa, a princesa dorniana Elia Martell, e depositou a coroa da rainha da beleza no colo de Lyanna. Ainda conseguia vê-la: uma coroa de rosas de inverno, azuis como a geada."
A Guerra dos Tronos

Essas flores são, provavelmente, as flores que Lyanna mais gostava, pois na maior parte das vezes em que Lyanna é mencionada, as flores azuis também estão presentes, prestem atenção nessas flores, pois elas serão importantes para a teoria. Prosseguindo...

Rhaegar criou com isso, um clima chato, pensa só. O cara recebe uma coroa que ele deve dar pra sua rainha da beleza, ai ele passa direto pela esposa dele, e entrega a coroa para outra, que por sinal já estava prometida para outro. Estranho... muito estranho... Será que Rhaegar estava apaixonado pela Lyanna? Algumas passagens dos livros parecem afirmar que sim.

Duas vezes por Meera Reed:

“O príncipe dragão cantou uma canção tão triste que fez chorar a jovem loba, mas quando seu irmão lobo zombava de seu choro ela derramou vinho na cabeça dele.”
A Tormenta de Espadas

“E o cavaleiro misterioso deve derrotar todos os adversários e nomear a jovem loba a rainha do amor e da beleza.”
A Tormenta de Espadas

Esse cavaleiro se encaixaria muito bem com Rhaegar entregando a coroa para Lyanna no torneio.

E também temos duas vezes por Daenerys Targaryen:

“Mesmo assim, por vezes, Dany conseguia visualizar os acontecimentos… Seu irmão, Rhaegar, combatendo o Usurpador nas águas sangrentas do Tridente e morrendo pela mulher que amava. “
A Guerra dos Tronos

Dany na Casa dos Imortais:
"Rubis voaram como gotas de sangue do peito do príncipe agonizante, e ele caiu de joelhos na água e com o seu último suspiro, murmurou o nome de uma mulher … “
A Fúria dos Reis

Repararam que nos dois casos é dito "mulher" e não Elia? Pois é, pela lógica era só colocar Elia ali e pronto, mas por que deixar mulher? Ora, por que se tratava de Lyanna.

Rhaegar, ao que parece, amava Lyanna, e por esse motivo deu a coroa para ela. Só que isso causou muita polêmica, obviamente, porém ninguém esperava pelo que Rhaegar iria fazer em seguida.

O rapto de Lyanna Stark




Mais ou menos, um ano depois do torneio de Harrenhal, Rhaegar simplesmente "rapta" Lyanna, por motivos ainda desconhecidos, e daí desencadeia a guerra toda, afinal, Robert não ia ficar muito feliz da sua noiva ter sido raptada. E não ficou mesmo, no começo, Robert até descreve Rhaegar como sendo extremamente mau.

“E Rhaegar… quantas vezes acha que ele violou sua irmã? Quantas centenas de vezes?”
A Guerra dos Tronos

Mas isso não parece ser verdade, nem mesmo para Ned.

“Pela primeira vez em anos, deu por si pensando em Rhaegar Targaryen. Gostaria de saber se Rhaegar frequentara bordéis; não sabia bem por que, mas achava que não.”
A Guerra dos Tronos

Se Ned acreditava que Rhaegar estuprou sua irmã centenas de vezes, como ele pode pensar que Rhaegar não frequentava bordéis? E mais para frente podemos notar que Robert só está ressentido pelo chifre que levou.

"O Rhaegar… o Rhaegar ganhou, maldito seja. Matei-o, Ned, enterrei o espigão naquela armadura negra, espetei-o no seu coração negro, e ele morreu aos meus pés. Fizeram canções sobre isso. Mas de algum modo ele conseguiu ganhar. E agora tem Lyanna, e eu tenho ela."
A Guerra dos Tronos

É... a dor de corno causou uma guerra no continente todo.

Podemos ver que Rhaegar raptou Lyanna porque provavelmente ele a amava, mas será que ela também o amava? Ou foi levada a força?

Não temos muitas informações sobre Lyanna amar Rhaegar, mas existe uma passagem que demonstra claramente que Lyanna não gostava de Robert.

“Robert nunca se limitará a uma cama”, dissera-lhe Lyanna, em Winterfell, na noite, há muito tempo, em que seu pai prometera a mão da filha ao jovem Senhor de Ponta Tempestade" ... "assegurara-lhe que o que Robert fizera antes da promessa não tinha importância, que era um homem bom e fiel, e que a amaria de todo o coração. Lyanna apenas sorrira. “O amor é doce, querido Ned, mas não pode mudar a natureza de um homem.”
A Guerra dos Tronos

Já que claramente Lyanna não queria casar com Robert, podemos supor que Lyanna poderia sim, ter amado outro homem, ainda mais se o homem em questão for um príncipe super cobiçado e doce.

Tudo bem, os dois se amam... Mas afinal, por que Rhaegar raptou Lyanna? Essa parte é pura especulação, mas o principal motivo, seria porque ela estava grávida. Provavelmente Lyanna engravidou durante o torneio de Harrenhal, só que temos um grande problema aí, se Robert descobrisse que Lyanna estava grávida, poderia até mesmo matá-la, juntamente com o filho que ela carregava, Rhaegar ao saber disso, raptou Lyanna para proteger seu filho, e a mulher que amava verdadeiramente.

A guerra começa



Rhaegar, após o rapto, esconde Lyanna na Torre da Alegria em Dorne. Enquanto isso, Brandon Stark, o irmão de Lyanna, parte para Porto Real para tirar satisfações com Aerys o pai de Rhaegar. Então Aerys o prende por traição.

"Ele entrou a cavalo na Fortaleza Vermelha com alguns companheiros, desafiando aos gritos
o Príncipe Rhaegar a sair e morrer. Mas Rhaegar não estava lá. Aerys mandou os guardas
prenderem-nos a todos, acusados de planejar o assassinato do filho"
A Fúria dos Reis

Aerys então convoca o pai de Brandon, Rickard Stark para responder por traição. Rickard exige julgamento por combate, só que Aerys tinha uma surpresa pra ele.

"Em vez disso, levaram-no para a sala do trono e suspenderam-no das vigas enquanto dois dos piromantes de Aerys acendiam uma fogueira por baixo dele. O rei disse-lhe que o campeão da Casa Targaryen era o fogo"
A Fúria dos Reis

Rickard teria que lutar contra o fogo para vencer, ou seja, o único jeito de ele ganhar seria se ele não queimasse, bizarro, mas ainda não contente com isso, Aerys decide trazer o filho de Rickard, Brandon, para o espetáculo. Ele prende Brandon pelo pescoço e deixa a espada bem longe, se Brandon conseguisse a espada poderia salvar o pai, mas...

"Brandon tentou, mas quanto mais se esforçava, mais o cordão se apertava em torno de sua garganta. No fim, estrangulou-se a si próprio."
A Fúria dos Reis

Aerys só queria uma desculpa para matar o chefe dos Stark, pois em sua insanidade os Starks estavam querendo o trono. Essa foi a oportunidade perfeita, só que isso desencadeou uma revolta muito maior do que Aerys esperava.

Robert se alia com Ned, e juntos, reúnem várias casas a seu favor. 

Assim, a guerra começa.

Lyanna na Torre da Alegria



Enquanto a guerra rolava, Rhaegar estava com Lyanna na Torre da Alegria, e quando a guerra já estava para acabar e Robert já estava para vencer, Rhaegar decide entrar na guerra. Então ele deixa Lyanna na Torre da Alegria e parte para enfrentar Robert. Nessa luta, Rhaegar acaba morrendo. 

Quem chega à Torre da Alegria primeiro é Ned, e lá ele encontra Lyanna e mais 3 membros da guarda real, Sor Arthur Dayne, Sor Gerold Hightower, e Sor Oswell Whent. A guarda real são os soldados pessoais da família real, então por que eles estavam guardando Lyanna que nem sequer é uma Targaryen? Se formos pensar bem, eles deviam estar com Viserys e Daenerys, mas não estavam.

A guarda real é composta por 7 cavaleiros e 3 estavam com Lyanna, praticamente metade da guarda, convenhamos, isso é muito para guardar apenas alguém que nem é Targaryen. Mas então, o que eles estavam guardando? O filho de Rhaegar, como eu disse antes, é bem provável que Lyanna estivesse grávida. E George Martin nos dá uma dica disso.

"Lyanna em sua cama de sangue."
A Guerra dos Tronos

Ned ao lembrar daquela noite, diz ter encontrado Lyanna em uma cama de sangue, o motivo pode ter sido Lyanna estar ferida, mas em outra passagem da história George usa esse termo para descrever parto.

"Conheço todos os segredos da cama sangrenta, Senhora de Prata, e nunca perdi um bebê - respondeu Mirri Maz Duur." 
A Guerra dos Tronos

Então Ned encontra Lyanna dando a luz a um filho de Rhaegar. Lyanna acaba morrendo durante o parto, mas antes ela pede uma promessa para Ned.

A promessa de Lyanna



Ned nos conta quais foram as últimas palavras de Lyanna.

"Eu estava com ela quando morreu – lembrou Ned ao rei. – Queria regressar à nossa casa para descansar ao lado de Brandon e do Pai – por vezes ainda conseguia ouvi-la. Promete-me, suplicara, num quarto que cheirava a sangue e a rosas. Promete-me, Ned. A febre levara-lhe as forças e a voz era tênue como um suspiro, mas quando ele lhe dera sua palavra, o medo saíra dos olhos da irmã."
A Guerra dos Tronos

Ela aparentemente queria ser enterrada em Winterfell junto com seu irmão e com seu pai, mas será que é só isso mesmo? 

Primeira coisa, por que ela estaria com medo de não ser enterrada lá? Todo Stark é enterrado lá, e se Ned estava na torre, com certeza ele iria levar ela pra ser enterrada em Winterfell.

Segunda coisa, Ned se sente mal por essa promessa, ele passa o livro inteiro remoendo ela. Ah não acredita? Vamos ver algumas passagens então.

"Vingou Lyanna no Tridente – disse Ned, parando ao lado do rei. Promete-me, Ned, sussurrara ela"

"Ainda ouvia Sansa suplicando, como Lyanna suplicara tempos atrás."

"“Promete-me, Ned”, sussurrou a estátua de Lyanna. Trazia, uma grinalda de rosas azul-claras e seus olhos choravam sangue"

"...mas Ned Stark mantinha seus votos. Pensou nas promessas que fizera a Lyanna quando ela jazia, à morte, e no preço que pagara para cumpri-las"
Guerra dos Tronos

Se a promessa que Ned fez, fosse enterrar Lyanna em Winterfell, quando ela foi enterrada lá, ele deveria ter esquecido essa promessa, mas ele não esquece. E ainda se sente profundamente culpado por ela. Então está na cara que não foi apenas ser enterrada em Winterfell que Lyanna pediu. Lyanna queria que Ned protegesse seu filho que escondesse ele, que impedisse que ele morresse como os demais filhos de Rhaegar. Essa criança era Jon Snow. Mas por que o filho de Lyanna seria o Jon Snow?

A mentira de Ned Stark



Durante todo o livro, Ned é descrito como um homem honrado, aquele que coloca a honra acima de qualquer coisa, aquele que nunca trai... Opa, mas pera ae, ele não tem um bastardo!? o.O

Se ele é tão honrado assim, por que ele trairia sua mulher com uma prostituta? Não faz sentido, a menos que Jon Snow não seja seu filho. 

Como Ned é muito honrado, é quase natural que ele se sinta mal quando mente, e durante o livro vemos que ele guarda um segredo que o corrói por dentro, que vai contra seus princípios, e que se não for o segredo sobre o Jon, é algo tão grave quanto.

"O sono perturbado não lhe era estranho. Vivera suas mentiras durante catorze anos, e à noite ainda o assombravam"

"É mais seguro que alguns segredos se mantenham escondidos. Estes são por demais perigosos para partilhar, mesmo com aqueles que ama e em quem confia."

"O engano fê-lo sentir-se sujo. As mentiras que contamos por amor, pensou. Que os deuses me perdoem."

"Foi a coisa certa a fazer – seu pai respondeu. – E mesmo a mentira foi… algo com certa honra."

"A chuva empurrara as pessoas para dentro das portas e batia na cabeça de Ned, morna como sangue e inexorável como as velhas culpas. Gordas gotas de água corriam-lhe pelo rosto abaixo."
Guerra dos Tronos

É senhor Ned Stark, parece que você fez algo realmente grave. Considerando que ele mentiu para o mundo inteiro, inclusive para o Jon, da para sentir bastante culpa mesmo.

Jon Targaryen, filho de Lyanna e Rhaegar



Ao que parece, Jon Snow é na verdade Jon Targaryen, e como último Targaryen do sexo masculino, quem tem direito legítimo ao trono não é Daenerys, mas sim ele. Algumas passagens dos livros podem confirmar essa teoria.

"Nunca me pergunte sobre Jon – ele dissera, frio como gelo. – É do meu sangue, e é tudo o que precisa saber"
A Guerra dos Tronos

É do meu sangue, não meu filho, Ned praticamente entrega que Jon não é filho dele.

"Pensar em Jon encheu Ned com um sentimento de vergonha e uma mágoa profunda demais para ser expressa em palavras. Se ao menos pudesse voltar a vê-lo, sentar-se e falar com ele…"
Guerra dos Tronos

Acho que podemos deduzir que Ned guarda um segredo a respeito de Jon, e que isso o machuca.

"Se chegasse a esse ponto, colocando a vida de uma criança que não conheço contra Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon, o que faria? Mais, que faria Catelyn, se fosse a vida de Jon"
Guerra dos Tronos

Cita todos os filhos dele, e Jon separado.

E ainda temos um sonho de Bran.

"Sonhei outra vez com o corvo na noite passada. Aquele com três olhos. Voou até o meu quarto e me disse para ir com ele, e foi o que fiz. Descemos às criptas. Meu pai estava lá, e conversamos. Ele estava triste.
– E por quê? – Luwin espreitou pela sua luneta.
Tinha qualquer coisa a ver com Jon, parece-me – o sonho fora profundamente perturbador, mais que qualquer outro dos sonhos com o corvo."
A Guerra dos Tronos

Se vocês leem ou assistem Game of Thrones vocês devem saber como sonhos e visões são importantes. E Ned disse em sonho para Bran que estava triste por algo que tem a ver com Jon. Está claro que tem um segredo muito grande rondando o nascimento do Jon.

Outra grande dica que os livros nos dá, está nas visões que Dany viu na casa dos imortais.

"Uma flor azul cresceu de uma fenda em uma parede de gelo, e enchia o ar de doçura."
A Fúria dos Reis

Vocês lembram como Lyanna gostava de flores azuis, certo? Sempre que se falava dela, as flores azuis estavam envolvidas. Então essa visão de Dany pode significar o filho de Lyanna, Jon Snow, crescendo na muralha, que por acaso é de gelo.

Conclusão


Sério... Não, sério mesmo... Olha pra essa teoria, olha a quantidade de passagens que confirmam que ela está certa, olha como ela se encaixa perfeitamente na história. O segredo e a culpa de Ned fazem todo sentido se Jon for filho de Lyanna. Eu diria que é praticamente certeza que essa teoria esteja certa. É perfeita demais para ser uma mera teoria. Ela faz sentido até mesmo para o caso quando Ned diz que Jon é do sangue dele, afinal ele ainda é um Stark. 

Agora se formos pensar bem, Jon é a junção do fogo Targaryen com o frio dos Starks, talvez as Crônicas de Gelo e Fogo, sejam justamente para contar sua história... Mas aí, já é outra teoria.

Enfim viajantes, acho que por hoje é isso, eu sei que a maioria já conhece essa teoria, mas para trazer outras, como por exemplo essa aqui, sobre o Azhor Ahai, eu precisava dessa. 

Bom, espero que tenham gostado e aguardo vocês na próxima viagem o/

Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.