Home » , , , » GTA 5 - Trevor, Franklin e Michael representam toda a série

GTA 5 - Trevor, Franklin e Michael representam toda a série

Olá viajantes! Preparados para a viagem de hoje? Acho bom estarem, pois vamos passar por ruas muito perigosas, repletas de bandidos e gangues. Então pegue seu colete a prova de balas e prepare a sua arma, pois hoje vamos viajar pelo mundo de GTA V.



GTA 5 é um grande sucesso, e vive rodeado de mistérios, então vira e mexe surgem ótimas teorias sobre a franquia. E essa não é diferente. A teoria de hoje foi desenvolvida por um usuário do Reddit chamado CitizenWolfie. E ela muito provavelmente vai mudar sua visão sobre o GTA V. Tanto que me fez pensar no quanto os desenvolvedores da RockStar foram espertos ao criar o jogo.

Ela nos diz que cada personagem de GTA 5 representa uma fase do jogo, refletindo as mudanças que aconteceram no estilo de jogo ao longo dos anos. Não entendeu? Relaxa que você vai entender =D. 

Só um recado antes. Podem ter alguns SPOILERS da história do jogo, então cuidado... Agora chega de enrolação e vamos começar a teoria!

Trevor - GTA 1 / 2 / Londres



Trevor tem, no mínimo, uma propensão para destruição arbitrária, ou seja, o cara gosta de explodir tudo por onde passa. E se pensarmos bem, essa personalidade pode representar a imprudência que existia nos primeiros jogos da série.

Os primeiros GTAs tinham histórias bastante soltas e nem um pouco profundas, provavelmente por limitações do próprio hardware da época, mas o foco era que o jogo fosse, basicamente, um mundo aberto onde você causava o caos por onde passava, que é justamente a ambição do Trevor.

Em GTA V o Trevor é o personagem mais "sem rumo" do jogo. As suas missões muitas vezes envolvem massacres insanos, explosões, e a maioria delas não tem um motivo definido. Outra coisa a ser notada, é que Trevor é o único personagem que pode se envolver em tarefas do tipo "Rampage", que é igual ao "Kill Frenzy" dos primeiros jogos da série.


Franklin - GTA 3 / Vice City / San Andreas



GTA mudou muito quando passou para o Playstation 2, o que antes era um mundo 2D com histórias simples, agora passou a ser um mundo completamente em 3D com histórias mais detalhadas. Provavelmente foi nessa época que GTA explodiu como um dos maiores games de todos os tempos, foi uma grande revolução, tanto gráfica quanto em tamanho.

Os três protagonistas desta época foram Claude, Tommy e CJ. E algo a ser notado é que todos eles tinham uma história meio obscura e que ao longo do jogo, cada um entrou em uma jornada por um novo começo a fim de obter sucesso no mundo da "bandidagem". Aqui eu vou colocar a tradução do que o CitizenWolfie disse, pois ele resume bem os personagens...

"Nós vemos um cara de boa índole que quer subir na vida e chegar mais longe que seus amigos caloteiros que sempre o puxam para baixo. E quando ele é apresentado a um criminoso de carreira bem sucedida, este, torna-se a chave para uma vida melhor, porém correndo riscos ao realizar crimes maiores e se tornar mais cruel."


Em GTA 3, Claude encontra Luigi, que o ajuda a subir no submundo do crime. Em San Andreas CJ conhece Cesar, que faz a mesma função de Luigi. Mas e GTA V? Em GTA 5, Franklin deixa seu amigo Lamar, em busca de sucesso com Michael. Da mesma forma que Claude, Tommy e CJ, Franklin começa do nada e termina com uma mansão. Parece que a tendência aos poucos está se encaixando ^^


Michael - GTA IV



Se Franklin representa o padrão das histórias relativamente idênticas do PS2, Michael representa as novas e sofisticadas narrativas da série. Atualmente, GTA passou a ter um aspecto mais moral, com personagens lutando para equilibrar uma vida de crime com as aspirações do mundo real. Citizen dá uma ótima explicação sobre Michael.

"Michael é praticamente um personagem da nova era de GTA - o resultado do novo "estilo de vida" de GTA; um homem que veio de baixo e fez de tudo no mundo do crime, inclusive coisas terríveis no passado, e agora está tentando, com muita dificuldade, mudar seus modos, apenas para descobrir que as coisas nem sempre são tão fáceis."

Isso soa muito parecido com a trajetória do protagonista de GTA 4, Niko Belic, que escapa de uma vida de tragédia na Sérvia para perseguir o sonho americano em Liberty City. Além disso, Citizen também aponta outra semelhança.

"A habilidade de tiro do Michael espelha a jogabilidade mais voltada para armas de GTA IV e V"

E ai o que acharam?


Eu achei a teoria super válida. Não sei se foi intencional, mas de qualquer forma, isso mostra que GTA segue um padrão através das gerações, e de forma impressionante a RockStar reuniu a essência de todos os outros jogos em GTA V. E isso é simplesmente incrível! Não é a toa que hoje, GTA V se tornou o auge da franquia. Como já disse, não sei se foi por querer, mas convenhamos, a RockStar merece o sucesso que têm, eles criaram um jogo simplesmente muito foda!

E por hoje é isso viajantes. Não deixem de curtir a página do Facebook para saber quando sair uma nova teoria. Eu vou ficando por aqui, os aguardo na próxima viagem. Até mais... o/
Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.