Home » , , » Azor Ahai - O Princípe que foi prometido

Azor Ahai - O Princípe que foi prometido

Bom dia viajantes! Preparados para mais uma viagem? Dessa vez vou levá-los para a era da idade média, repleta de reis, castelos, princesas e cavaleiros. Então pegue sua armadura, prepare sua espada e monte em seu cavalo, pois vamos viajar novamente pelo mundo incrível de Game of Thrones.




Isso ai viajantes, hoje vamos falar novamente de uma das séries mais aclamadas do mundo, Game of Thrones. Mas antes de começarmos a teoria, eu tenho alguns recados.

Caso não saibam, essa já é nossa quarta teoria sobre a Guerra dos Tronos. Caso queiram lê-las...




Se você não conhece a teoria L + R = J é indispensável que você leia a teoria sobre os pais de Jon Snow antes dessa, um dos candidatos a ser Azor Ahai vêm dessa teoria, então leiam ela antes.

E por último eu sempre gosto de deixar bem claro, essa teoria não é de minha autoria, e ela contém SPOILERS, tanto da série, como dos livros. Agora sim podemos começar a viagem.


Introdução




Um dos maiores mistérios de Game of Thrones é justamente sobre quem é Azor Ahai, o único capaz de vencer a guerra contra os Outros, com sua espada flamejante. Porém, ainda não se sabe quem é o Azor Ahai renascido, e essa teoria tenta responder justamente isso. Mas antes de falarmos da teoria, precisamos entender melhor quem é esse tal de Azor Ahai. Pretendo dar apenas uma introdução sobre quem foi o Azor Ahai, então para ter detalhes de quem ele se trata sugiro que cliquem aqui.

Quem foi Azor Ahai?




A história nos conta que Azor Ahai viveu por volta de oito mil anos antes de Aegon chegar em Westeros. A sua lenda foi criada durante a era chamada de "Longa Noite", nesta época Azor Ahai tornou-se um herói lendário ao enfrentar o Rei da Noite e os Outros com sua espada flamejante denominada Luminífera (Lightbrinder).


Luminífera, a espada de um herói




Para entendermos mais sobre a Lumínifera e como ela foi forjada nada melhor do que a explicação que Salladhor Saan dá para Davos, no livro a Fúria dos Reis.

"...Era num tempo em que a escuridão caíra, pesada, sobre o mundo. Para enfrentá-la, o herói tinha de ter uma lâmina de herói, ah, como nenhuma que já tivesse existido...

... Trabalhou na terceira lâmina durante cem dias e cem noites e, enquanto ela brilhava, incandescente, nas fogueiras sagradas, chamou a mulher. "Nissa Nissa"...

... e Azor Ahai enfiou a espada fumegante no seu coração vivo. Diz-se que o grito de angústia e êxtase que ela soltou, abriu uma fenda no rosto da lua, mas seu sangue, sua alma, sua força e sua coragem penetraram no aço.

Esta é a lenda sobre a forja da Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis..."
A Fúria dos Reis - Davos I

Basicamente, para obter poder, Azor Ahai sacrificou sua própria esposa. Enfiando a espada em seu coração. Não se sabe o motivo dele matar a mulher, nem como ele sabia que ao fazê-lo obteria uma espada mágica flamejante, no entanto, especula-se que Azor Ahai, assim como Melisandre, conseguia de alguma forma entrar em contato com R'hllor, e foi o Deus Vermelho quem disse o que ele deveria fazer. E pra variar, esse Deus sai por aí exigindo sacrifícios, gentil ele, né?

De posse da Luminífera, com ajuda de Bran o Construtor e de Joramun (Na teoria sobre os poderes do Bran eu explico melhor sobre esses outros dois, veja aqui), Azor Ahai conseguiu vencer o Rei da Noite. Pelo menos por enquanto...

A volta de Azor Ahai




Segundo as lendas, algum dia o Rei da Noite retornará para impor uma nova era de escuridão. E pelo que vimos, ele voltou mesmo. Porém a lenda também conta que juntamente com o Rei da Noite, Azor Ahai também retornará para, mais uma vez, impedir os Outros de atingirem seu objetivo.

"...- Nos livros antigos de Asshai está escrito que chegará um dia, após um longo Verão, em que as estrelas sangrarão e o bafo frio da escuridão cairá, pesado, sobre o mundo. Nessa hora de terror, um guerreiro retirará do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a pegar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá perante ele..." 
A Fúria dos Reis - Davos I

A estrela que sangra muito provavelmente é o cometa vermelho que surge no segundo livro. O que pode significar o anúncio da vinda de Azor Ahai. Mas nada impede que possa ser outras coisas também, estou ciente disso, relaxem...

Ok, o Rei da Noite já está aí, mas e o Azor Ahai, cadê?


Quem será Azor Ahai?




Aqui entra a teoria de fato, existem vários candidatos possíveis para serem o Azor Ahai renascido, então vamos debater cada um deles. 

Vale lembrar que a profecia do Azor Ahai nos dá uma dica de quem será o Azor Ahai renascido.

"Quando a estrela vermelha sangrar e as trevas aumentarem, Azor Ahai resnacerá entre fumaça e sal para despertar os dragões da pedra."
A Dança dos Dragões - Jon X

Pelo que foi dito, o que nós sabemos até agora? Bom, para ser o Azor Ahai a pessoa precisa de...
  • Uma espada flamejante.
  • Ter alguma relação com uma estrela que sangra.
  • Ter nascido ou renascido entre fumaça e sal.
  • Ter sacrificado algo tão importante quanto a esposa de Azor Ahai.
  • Ter alguma relação com dragões de pedra
Acho que em resumo é isso... Agora vamos ver quem se encaixa nesses requisitos, ou em parte deles...


Stannis Baratheon




Começando pelo principal, o Stannis Baratheon é posto como o Azor Ahai renascido por Melisandre. Segundo ela, Pedra do Dragão é o lugar de fumaça e sal, e além disso, Stannis empunha a Luminífera. 

Porém temos alguns probleminhas nessa teoria da Melisandre. Para começo de conversa, ela já demonstrou que interpreta errado o que vê nas chamas, como a garota que estava chegando na muralha. Melisandre afirmava ser Arya quando na verdade se tratava de Alys Karstark.  Então ela pode errar, mas quem garante que ela está errada quanto à Stannis? 

Bem, ela afirma que Pedra do Dragão é o lugar de fumaça e sal, mas Stannis não nasceu lá, ele foi pra lá depois da rebelião de Robert. E sua espada Luminífera também têm seus problemas, como vemos quando Clydas fala para Jon...

"...As páginas que falam de Azor Ahai. Luminífera era a espada dele. Temperada com o sangue de sua esposa... Depois disso, Luminífera nunca foi fria ao toque, mas quente, como Nissa Nissa havia sido quente. Em batalha, a lâmina queimava ardente em fogo... Quando enfiou a espada pela barriga da criatura, o sangue do monstro começou a ferver...

...Uma pena que a espada que Stannis empunha é fria..."
A Dança dos Dragões - Jon III

Pra mim, isso deixa claro que a espada não é a Luminífera. E ainda tem mais, o que acontece quando Melisandre tenta ver Azor Ahai nas chamas ?

"...- Quando procuro por ele, tudo o que vejo é neve..."
A Dança dos Dragões - Jon X

Ok, essa neve talvez seja porque o Stannis está meio "atolado" na neve mesmo. Mas nessas tentativas de ver Stannis, Melisandre nos dá uma dica incrível de quem pode ser o verdadeiro Azor Ahai...

Mas antes de vermos o próximo candidato, vamos analisar os requisitos para o Stannis

  • A espada flamejante
    • Ele tem, mas não cria calor, o que sugere que é falsa.
  • A estrela que sangra
    • Talvez seja o ritual que ele fez da espada pegando fogo, mas a espada é falsa, então acho que não, né?
  • Fumaça e Sal
    • Ele vive em Pedra do Dragão, o que faz sentido ter fumaça e sal. Mas, ele não nasceu, nem renasceu lá, a não ser que o ritual que ele fez na fogueira seja uma renascença, mas acho bem difícil...
  • Sacrifício
    • Só se foi a honra e a honestidade, que ele perdeu completamente.
  • Dragões de Pedra
    • Pedra do Dragão tem dragões esculpidos em pedras, então nessa pode-se dizer que ele passou. Mas, pelo menos por enquanto, ele não despertou nenhum.
De todos os requisitos, ele só atingiu um e nem foi completamente. Acho esse candidato bem fraco... Por que a Melisandre não percebe isso? Não faço ideia.


Jon Snow




Se você não viu a teoria sobre os pais do Jon Snow pode pular esse candidato (a teoria está aqui). 

Na minha opinião, Jon é o melhor candidato para ser Azor Ahai. Para começar temos as visões de Melisandre, como ela mesma diz...

"...Rezo por um vislumbre de Azor Ahai, e R'hllor me mostra apenas Snow..."
A Dança dos Dragões - Melisandre

Sério, se eu fosse a Melisandre já teria sacado que tem alguma coisa errada. Fala sério né, porque o Deus do Fogo iria mostrar o Jon Snow um bastardo qualquer, quando ela na verdade procura Azor Ahai? Oras, porque ele não é um bastardo qualquer...

Além disso, num dos capítulos do Jon, em "A Dança dos Dragões", Jon tem um sonho bastante revelador...

"Jon estava com uma armadura de gelo negro, mas sua lâmina queimava vermelha em seu punho. Conforme os mortos chegavam ao topo da Muralha, ele os enviava para baixo, para morrer novamente."
A Dança dos Dragões - Jon XII

O gelo negro muito provavelmente é vidro de dragão, e a espada deve ser a Luminífera. Ou seja, muito Azor Ahai isso, mas ok, pode ser só um sonho... Só lembrando que em Game of Thrones sonhos costumam ser muito importantes...

E ainda tem mais, quando Jon é atacado duas frases muito importantes são ditas...

"... Bowen Marsh parou diante dele, lágrimas correndo pelo rosto... - Pela Patrulha...

... Jon caiu de joelhos. Pegou a adaga pelo cabo e a arrancou. No ar frio da noite, a ferida soltava fumaças..."
A Dança dos Dragões - Jon XIII

E aí está o sal e a fumaça. As lágrimas salgadas e a ferida que solta fumaça, será que Jon vai renascer como Azor Ahai a partir do próximo livro? Isso já é outra teoria...

Outro grande ponto a favor de Jon, é ele ter sangue Targaryen o que o torna "ligado" aos dragões. Fora isso, convenhamos, ele é quem mais luta contra os outros...

Então vamos para nossa listinha de requisitos...

  • A espada flamejante
    • Ele ainda não tem, mas a sua espada já é de aço valiriano que consegue matar os outros. E no sonho ele aparece com uma espada flamejante. Então tudo indica que talvez ele consiga a espada depois.
  • A estrela que sangra
    • Pode ser a estrela que era símbolo do soldado que o gigante matou durante o ataque ao Jon. Mas acho bem difícil e meio forçado, então vamos considerar que não.
  • Fumaça e sal
    • Considerando que ele morreu com feridas saindo fumaça, com as lágrimas da patrulha e que eu duvido que ele tenha morrido mesmo... Ponto para ele.
  • Sacríficio
    • Ygritte só morre porque Jon avisa do ataque à Castelo Negro, tanto que ele se sente culpado pela morte dela. Fora isso, ela morre nos seus braços, então podemos considerar esse requisito como sim também.
  • Dragões de Pedra
    • Esse podemos considerar como não. Afinal Jon não teve qualquer contato com dragões, porém ele pode ser de sangue Targaryen, então isso pode acontecer futuramente...

Dos 5 requisitos que montamos, ele alcança dois completamente, dois que muito provavelmente serão alcançados futuramente, e um meio duvidoso. Então é viajantes, esse é um para ficar de olho, candidato bem forte.

Aegon Targaryen





Esse é bem difícil de ser o Azor Ahai, mas não impossível.

O primeiro ponto negativo, é que o personagem foi simplesmente cortado da série. E creio eu, que se ele fosse o Azor Ahai eles não teriam feito isso.

Fora isso, aqui mesmo no site tem uma teoria bastante válida que ele nem sequer é um Targaryen (aqui).

Mas se ele for um Targaryen, e for mesmo filho do Rhaegar, seu único ponto positivo é que o próprio Rhaegar afirma que ele será o príncipe prometido, uma lenda que pode estar ligada ao Azor Ahai.

Aemon fala:

"...Ele partilhou minha crença quando era novo, mas mais tarde persuadiu-se de que seria o filho a cumprir a profecia, pois um cometa foi visto no céu de Porto Real na noite em que Aegon foi concebido, e Rhaegar tinha certeza de que a estrela sangrando era um cometa..."
Festim dos Corvos - Sam IV

Mas logo depois disso o próprio Aemon cita Daenerys como a verdadeira Azor Ahai. É as chances desse Aegon aí estão bem pequenas.

Mas vamos para a lista

  • A espada flamejante
    • Não têm
  • A estrela que sangra
    • Ele nasceu durante a passagem de um cometa, então sim.
  • Fumaça e sal
    • A fumaça e sal pode estar ligado ao ataque à Porto Real durante a rebelião do Robert. Considerando que todo mundo pensa que ele está morto, ele terá renascido do fogo de Porto Real com o sal da água do mar quando ele foi levado. Meio estranho... mas pode ser...
  • Sacrifício
    • Bom, ele perdeu o pai, a mãe, e o avô durante a rebelião... então, ok.
  • Dragões de Pedra
    • Ele é um Targaryen, e talvez possa controlar um dos dragões da Daenerys. Meio improvável, mas tudo bem.

Atendeu dois requisitos completamente, mas um deles é fraco, afinal muita gente passa por sacrifícios, e além disso ele têm mais dois requisitos meio improváveis... É... acho que não...

Daenerys Targaryen




A Dany é uma Targaryen, logo tem relações com dragões. Ponto para ela.

Além disso Aemon Targaryen afirma ser Danny o próprio Azor Ahai.

"A escolhida é Daenerys, nascida entre sal e fumaça. Os dragões assim nos provam."
O Festim dos Corvos - Sam IV

E Aemon também fala que houve um erro de tradução, e que o príncipe prometido também pode ser uma princesa. Ou seja, totalmente viável ela ser o Azor Ahai. Mas tem mais...

Dany entra numa fogueira e logo ali já atinge um monte de requisitos. Ela renasce sob fumaça e sal, o sal é por causa do choro dos Dothraki devido a perda de seu Khal e a fumaça é devido a fogueira. Ali elá também desperta os dragões de pedra (requisito que só ela conseguiu), e ainda fez isso sob um cometa vermelho, sacrificando o marido e o filho... 

A única coisa que a Daenerys não possui é a espada flamejante, mas se pensarmos bem, essa espada pode talvez ser interpretada como o sopro dos dragões, mas por enquanto isso não passa de pura suposição.

Candidata super promissora, mas de qualquer forma vamos conferir na nossa listinha.

  • A espada flamejante
    • Não possui, mas em sentido figurado sim
  • A estrela que sangra
    • Dany renasceu sob um cometa vermelho, então sim
  • Fumaça e sal
    • A pira e as lágrimas, podemos dizer que sim também
  • Sacrifício
    • O marido e o filho. Sim.
  • Dragões de Pedra
    • Ela literalmente despertou dragões de pedra.

Diante disso é difícil dizer que a Daenerys não é o Azor Ahai, assim como Jon, ela atinge quase todos os requisitos completamente. A única diferença é que Jon aparenta ter a espada que Dany não têm, mas em compensação, Dany tem os dragões. Então, na minha opinião, eu diria que os dois se completam =)

A partir daqui eu vou apenas listar os outros possíveis candidatos e dizer o motivo de fazer e não fazer muito sentido, afinal não existem muitos fatos de que eles sejam o Azor Ahai.

Victarion Greyjoy




Ele teve sua ferida mortal, curada por um sacerdote vermelho, em mar aberto e a ferida soltava fumaça. O que sugere que ele renasceu sob fumaça e sal. Fora isso, ele matou sua esposa, o que pode ter conexão com Nissa Nissa.

Mas fora isso, mais nada, e a sua esposa ele matou na pancada por traição, então não foi um sacrifício. Ele não tem sangue Targaryen, não tem nada a ver com dragões, e não tem nada de estrela sangrenta também.

Rhaego Targaryen




O filho da Dany. Só tenho uma coisa para dizer... Morreu.

Rhaegar Targaryen




O Aemon chega a falar que pensou que era ele, mas também morreu.

Bran Stark




Pode-se considerar que ele renasceu quando saiu das catacumbas de Winterfell e viu o castelo todo queimado, as lágrimas pela perda podem ser o sal. Mas é só isso também, então...


Conclusão


Nenhum atinge completamente os requisitos para ser o Azor Ahai por enquanto, mas Dany e Jon chegam bem perto. Porém, vale lembrar que é dito que o dragão precisa ter três cabeças. Em uma visão de Dany na casa dos Imortais, Rhaegar diz...

"...Terá de haver mais um – ele disse, embora Dany não soubesse dizer se estava falando para ela ou para a mulher na cama. – O dragão tem três cabeças"
A Fúria dos Reis - Daenerys

Então podemos deduzir que talvez Azor Ahai não seja uma pessoa, mas sim três pessoas. E dessa forma Jon e Dany podem ser duas das cabeças, o que faz com que falte um. Esse um que falta é cogitado como sendo Bran Stark ou Tyrion Lannister. O Bran é devido ao seu poder, talvez ele consiga entrar dentro de um dragão e controlá-lo fazendo dele a terceira cabeça do dragão. 

Mas Cold e o Tyrion ? Você nem citou ele como um dos candidatos... Eu sei, eu sei, é que o Tyrion é um caso especial, não tem como falar do Tyrion sem falar de uma outra teoria, que ainda não escrevi. Pretendo trazer essa teoria o mais breve possível, mas adianto que sim, ele é um forte candidato. Então por enquanto peço que aguardem.


E acho que é isso viajantes, espero mesmo que tenham gostado, está na hora de desembarcar, nos vemos na próxima teoria! o/ 
Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.